O número de internautas está crescendo exponencialmente aqui no Brasil, e o número de golpes aplicados na internet também. Eu tenho uma teoria simples e direta: "se os caras usam é porque funciona", ou seja, se os vigaristas insistem nessas técnicas, é porque elas dão resultados - essa é uma premissa do marketing, que funciona para qualquer coisa.
Esses tempos eu escrevia contra o “spamming”, essa técnica de enviar emails para milhões de usuários através de listas que são oferecidas pelos próprios “spammers”. Seria muito fácil acabar com o spamming e os spammers, sem precisar de leis ou do que quer que fosse: bastaria que os próprios usuários tornassem o spamming ineficiente.
O raciocínio é simples: o spamming é uma técnica de marketing que oferece à venda uma porcaria qualquer, para milhões de pessoas através de uma lista de email. Se nenhuma dessas pessoas comprasse a porcaria oferecida, o spamming se tornaria ineficiente como forma de vendas e perderia a razão de existir. Se ele existe até hoje é porque existem os babacas que compram, logo…
Mas, voltando aos ataques, que são perpetrados através de emails enviados como se fossem comunicados oriundos de órgãos do governo ou de instituições com grande número de usuários (Gmail, Hotmail, Orkut, Bancos, etc.), sempre com uma mensagem babaca dizendo que você precisa tomar uma providência qualquer quanto à sua conta. Algo do tipo: "Para atualizar basta CLICAR NOS LINKS ABAIXOS."
Aí está o pega ratão! Não, não adianta colocar o mouse sobre o link e tentar conferir sua suposta origem lendo na barra de mensagens do browser para tentar saber aonde vai o link, essa providência é inútil: se o vigarista usou um comando parecido com ON_MOUSE_ON, MESSAGE =, ou seja, quando o mouse estiver sobre a mensagem, o que você lerá será o texto que o autor do email quiser, e não a origem real do link! Ele coloca um link para um arquivo executável espião que vai infestar a sua máquina e aparece no link que é para uma outra instituição qualquer.
Como norma: NUNCA CLIQUE EM LINKS QUE VEM COMO ANEXO DE MENSAGENS DESSE TIPO. Se você precisar realmente acessar a alguma instituição, digite na barra de endereços do browser o endereço, por exemplo: http://domrs.wordpress.com/ é o endereço desse blog, se você digitar na barra do browser - navegador - o único lugar que você vai acessar é esse blog.
E lembre-se, não faça nada apressadamente na web, aja com cautela e em dúvida não ponha em risco a segurança da sua máquina e dos seus dados.
Combinado?
No comments:
Post a Comment