Monday, April 03, 2006

Há dias e dias

Para tudo na vida há dias e dias. Dias há em que tudo sai fácil, tudo se encaixa, tudo funciona. E dias há em que nada dá certo, o parto é difícil, nada funciona. O que faz alguns dias serem assim ou serem assado é um mistério pata mim. E provávelmente para o mundo também. Bastasse o querer, todos os dias seriam ótimos para todos, quem em sã consciência iria atrair dificuldade para si? Mas não funciona assim, não há correlação entre os bons e os maus dias e a volição dos seres.

Falo com uma amiga, ela me diz que está seguindo uma nova doutrina, alguma coisa derivada do budismo, eu acho. Uma nova filosofia de vida, com mudanças no modo de pensar, de se alimentar, de se exercitar. O que se espera é melhoras, ninguém faz nada dessa espécie pensando em piorar. Cada vez que eu falo com ela está mal de algo; dias tem problemas digestivos, dias tem problemas de dor de cabeça, ou mau humor, ou um outro problema orgânico qualquer que lhe influência o humor. Sei não, amiga, mas essa sua nova filosofia, sei não...

Continuo com a minha velha filosofia; que principalmente baseia-se na finitude do ser humano. Em outras palavras: Faça o que você fizer, "tu és pó e ao pó voltarás". Ensina humildade: nós somos pó. Ensina finitude: ao pó voltarás. Diante disso tudo, procuro levar a vida com simplicidade e sem inventar muita coisa.

No comments: