Wednesday, March 29, 2006

Dominadores

Para que exista a classe dos dominadores é necessário que exista a classe dos dominados. Uma classe subtende a existência, ou existe em função da existência da outra. Não só os dominadores, mas existe uma classe de pessoa que necessita e pretende "estar acima ou ser mais do que alguém", ter um status superior aos demais. Em geral esta dominação se dá numa relação de dependência econômica; quando se estabelece uma relação de vassalagem, amo - servo, patrão - empregado, em resumo, quem dá ordens - quem cumpre as ordens. Outros tipos de dominação funcionam em outras sociedades, aindas sujeitas à classes sociais, ou de dominação política ou ainda religiosa sobre os demais.

Esta vassalagem costuma também se estabelecer em algumas relações sentimentais, quando um dos dois envolvidos está apaixonado e o mesmo não acontece com o outro. Normalmente o apaixonado se desdobra, procura fazer todas as vontades da pessoa amada como forma de tentar manter os laços - débeis - da relação. A experiência tem ensinado que as relações desse tipo não perduram; um dos dois lados costuma cansar. Seja o lado "paparicado", seja o lado "paparicante", a verdade é que não há a menor chance de que ela seja uma relação durável.

Existem, é claro, vários tipos de desníveis nos relacionamentos desse tipo, desde aquela em que um está totalmente interessado e o outro completamente desinteressado, até níveis em que, embora os dois tenham interesses, os mesmos não são idênticos, não são de mesma intensidade. Em qualquer um desses casos, o melhor mesmo é não insistir, manter uma relação estando "por baixo" nunca é aconselhável.

No comments: